O Jardim Secreto

Sabe aquele filme da sessão da tarde? então, é esse!

Ele é um clássico da literatura infantil inglesa que eu sempre tive vontade de ler. E que bom que eu li!


O livro foi escrito em 1911 pela Frances Hodgson Burnett. Conta a história da Mary Lennox, uma menina muito mimada e mal humorada que morava com os pais na India e que de uma hora pra outra se vê orfã. Por isso é obrigada a ir morar numa mansão com um tio viúvo na Inglaterra. O lugar é cheio de mistérios mas a governanta a proíbe de frequentar outros cômodos a não ser seu próprio quarto. Por isso ela começa a passar os dias do lado de fora, e é claro: ela encontra um jardim secreto! Daí pra frente fica dificil contar mais detalhes porque não quero estragar a história. Mas muitas coisas acontecem, a Mary e outros personagens vão mudando a cada página e vão mudando um pouquinho da gente também nesse processo. É encantador!

Gostei muito do estilo da autora, o livro é muito delicado e apesar de ser literatura infantil trás muitas lições sutís que são adequadas a qualquer idade. Me fez pensar em como nós podemos nos  permitir ser  felizes ou infelizes. Na a importancia de pensar positivo, da criatividade, do encantamento pelas coisas simples. Me fez pensar também em como nós temos o controle de quem queremos ser.  E como nós podemos "filtrar" a forma como pessoas e situações nos afetam, tanto as boas quanto as ruins. Claro que as condições e as pessoas com quem vivemos inevitavelmente vão nos influenciar em parte, mas cabe a nós permitir ou não que elas nos definam, o que é bem diferente. 

Em uma parte do livro a Mary quer encontrar alguma planta que pareça um sino. Eu estava lendo esta parte e olhei para minha janela na mesma hora e vi estas florzinhas da minha mãe. Tive vontade de dar uma mudinha pra ela hahaha. =D 
"Se você olhar bem, verá que o mundo todo é um jardim!" (O Jardim Secreto
Eu me diverti com essa leitura e também gostei de rever o filme. Se não me engano tem mais adaptações deste livro, mas eu assisti este que a gente já conhece mesmo. Tem algumas diferenças entre o filme e o livro. Por exemplo, no livro os pais da Mary morrem em decorrencia de uma epidemia de cólera que atinge a India, já no filme a morte deles é causada por um terremoto. Tem outras mudanças aqui e alí mas não é nada de mais.

Eu li o livro em inglês que é a lingua original, mas é facil encontrar o livro em português. Assim como o filme. A maior parte do livro não tem linguagem dificil mas eu não recomendo a leitura deste livro em inglês para quem não domina a lingua porque algumas partes são escritas da forma como os presonagens falam, para imitar o sotaque e um dialeto daquela região, o que dificulta  um pouco e confunde.

Enfim, meu unico arrependimento foi não ter lido este livro antes. Tenho certeza que eu teria amado essa historia quando criança, tão cheia de mistérios e de aventuras!

"Uma das coisas estranhas em nossa existência é que só muito raramente temos a certeza de que vamos viver para sempre e sempre. Sentimos isso, às vezes, quando nos levantamos à hora doce do amanhecer, saímos ao ar livre, jogamos a cabeça para trás, olhamos para o alto, bem alto, e vemos o pálido céu se transformando devagar e ganhando cores e coisas maravilhosas começam a acontecer, até que tudo isso quase faz a gente chorar e nossos corações se aquietam com a magestade imutável do sol nascendo. -- E isto vem acontecendo há milhares e milhares de anos. Temos então aquela certeza, por um momento pouco mais. E temos essa certeza, outras vezes, quando estamos sozinhos num bosque, ao crepúsculo, e a misteriosa quietude dourada, infiltrando-se pelas copas das árvores, parece dizer-nos alguma coisa que a gente não consegue compreender, por mais que tentamos. Em certas ocasiões é a imensa quietude azul-escura da noite, com milhões de estrelas que esperam e vigiam que nos faz saber essa verdade, ou é o som distante de certa música ou ainda, o olhar de alguém."  ~ (Frances Hodgson Burnett, O jardim secreto)

Um Abraço;
Kevin Mariana

Share this:

JOIN CONVERSATION

1 comments :

  1. Linda interpretação e lindas fotos.
    Admiro muito sua forma de enxergar o mundo.
    Adorei a sinopse e quero ler :)

    ResponderExcluir

Seria muito bom saber o que você achou deste post. Deixe seu comentário!
Ah, eu gosto de responder os comentários sempre que possível, então não esqueça de voltar. ;)